segunda-feira, 19 de julho de 2010

ESTADOS UNIDOS - AS TREZE COLÔNIAS

  
  Os EUA são a maior potencia mundial.Nossa ecônomia tem relação direta com o dólar; dependemos da tecnologia de software norte-americana; o inglês é a lingua oficial das transações internacionais,das influências culturais ,etc.
   Como tudo isso começou ? Como os EUA surgiram ? Como se tornaram uma potência ? O inicio desa essa história é oque vamos estudar aqui.
   Desde a segunda metade do século XVIII, a Inglaterra, a França e a Espanha disputavam o dominio de toda a America do Norte. Apesar de o territorio pertencer à Espanha,pelo Tratado de Tordesilhas (1494),e como ela não o tivesse ocupado,os outros países deixaram de reconhecer o direito dela a essas terras.
   A primeira tentativa inglesa séria de estabelecer uma colônia na região foi a expedição dirigida por Sir Walter Raleigh,em 1584,que não deu certo.Em 1607,uma companhia comercial inglesa conseguiu fundar uma feitoria na Virgínia.Nos 50 anos seguintes,os britânicos criaram outras colônias ao longo da costa.
   No início do Século XVIII,ja estavam formada as Treze Colônias da America do Norte.Muitos colonos eram pequenos proprietários, refugiados políticos e religiosos perseguidos pelo governo Inglês por serem puritanos.
   Formaram-se colônias : no Norte, Massachusetts,Nova hampshire,Rhode Island e Connecticut; no centro,Pensilvânia,New York (Nova Iorque) ,Nova Jersey e Delaware; no sul Virgínia,Carolina do Norte,Carolina do Sul,Maryland e Geórgia. Ao todo eram mais 2 milhões de colonizadores.
  O desenvolvimento das Colônias no Norte e no Centro aconteceu de modo diferente em relação às do Sul.
  Na Região Centro-Norte predominavam a pequena e média propriedade rurais. O objetivo dos colonizadores eram preparar um novo ambiente para morarem.O trabalho, na grande maioria ,estava sob os cuidados de pessoas livres ou seja pequenos proprietários.Predominava a policultura, destinada a à subsistência das famílias, e desenvolvia-se também a indústria caseira. Os produtos agricolas produzidos eram semelhantes aos da Europa,o que tornava o comércio pouco atraente aos Ingleses. Como não tivessem carga de torna-viajem (Retorno,Regresso) Isso encarecia o frete. Assim,os ingleses fizeram vistas grossas à proibição de manufaturas (Industrias Caseiras) nas colônias, permitindo-lhes relativa Liberdade Industrial.
   As Manufaturas e a Policultura aceleraram o desenvolvimento econômico das colônias do norte e do centro gerando excedente de produção que passou a ser vendido  às colônias do sul, antes abastecidas apenas pela metrópole.
   As colônias do sul tiveram colonização diferente, dependendo totalmente das exportações para Inglaterra.Isso porque o clima da região era mais ameno, permitindo o cultivo inexistente na Inglaterra, principalmente matérias-primas para suas indústrias em expansão.
   No sul o tipo predominante de propriedade rural,o latifúndio, servia-se da mão-de-obra escrava negra e destinava os produtos tropicais, como tabaco, anil e algodão,a exportação, precisando importar todos os manufaturados.
Glossário:
Feitoria - é estabelecimento,   que funcionava como um entreposto comercial para as trocas comerciais com os naturais da região ou com os mercadores que aí se deslocavam
Latifúndio - é um regime de propriedade agrária caracterizado pela grande concentração de terras nas mãos de poucos proprietários e pelo escasso ou inexistente aproveitamento econômico destas
Manufaturas - é um processo de produção de bens em série padronizada
Policultura - a produção agrícola de vários tipos de produtos
Puritanos - vertente radical do protestantismo que teve sua origem na Inglaterra
 
Fonte: Apostila do Colégio Arco - Íris Complexo Educaciocal (Belford Roxo)
Imagens: Net

2 comentários:

  1. ADOREI! Estou fazendo um roteiro pra escola para um teatro falando sobre os estados unidos e esse site me ajudou!! Muito!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir