segunda-feira, 19 de julho de 2010

AS MUDANÇAS APÓS A GUERRA DO SETE ANOS

Dentre as medidas que extinguiram a política de liberdade dos colonos, destacaram-se: proibição do comércio colonial, fechamento de fábricas de tecidos e fundições de ferro, estabelecimento de novos impostos. Essas medidas foram adotadas sem consulta às assembleias coloniais, como era costume.
Em 1764 foi aprovada a Lei do Açúcar, que atendia aos interesses ingleses e prejudicava os americanos, pois taxava os produtos (açúcar e derivados) que não viessem das Antilhas Britânicas, obrigando os colonos a comprarem açúcar só dos ingleses.
Em 1765, o Parlamento britânico aprovou a Lei do Selo, que determinava a inserção de selo comprado dos ingleses em todos os documentos comerciais, jornais, livros, anúncios e até car tas de baralho que circulassem nas colônias. Os colonos reagiram em Nova York, decidiram boicotar produtos da Inglaterra, o que fez cair consideravelmente as exportações inglesas para as colônias americanas, levando alguns setores da própria metrópole a condenar as taxações. O governo chegou a suspender a Lei do Selo, mas criou novos impostos sobre papel, vidros, tintas, chumbo e chá (1767).
Uma manifestação pacífica contra essas medidas foi dissolvida a tiros por soldados britânicos, resultando em mortos e feridos. O Massacre de Boston (1770), como ficou conhecido o episódio, desencadeou a propaganda aberta pela independência.
As tentativas britânicas de aumentar o controle sobre as Treze Colônias e recolher mais impostos não cessaram. Em 1773, o governo metropolitano criou a Lei do Chá, que obrigava os colonos a adquirirem *Chá somente da metrópole; os colonos que revendiam chá ficaram proibidos de praticar essa atividade. Revoltados, colonos fantasiados de índios mohawks jogaram no mar trezentas caixas de chá tiradas dos porões de um navio ancorado no Porto de Boston, fato que entrou para a história dos Estados Unidos como a Festa do Chá em Boston (The Boston Tea Party).


A crise entre a colônia e a metrópole atingiu o auge. Se o Parlamento inglês cedesse, jamais recuperaria o controle da situação. A metrópole agiu energicamente e votou as Leis Intoleráveis (1774), que determinavam o fechamento do Porto de Boston, a obrigatoriedade de julgamento na Inglaterra para todos os funcionários ingleses que cometessem crimes durante as investigações, mais poderes ao governador de Massachusetts e o aquartelamento das tropas inglesas na cidade de Boston.
Os colonos não recuaram; começaram a armar-se e elaboraram um documento exigindo a revogação das Leis Intoleráveis, negada pelo governo britânico. Em 1775, reunidos em Filadélfia, os colonos organizaram um exército sob o comando de George Washington para lutar pela independência. No ano seguinte, no dia 4 de julho, no Segundo Congresso Continental da Filadélfia, os representantes das Treze Colônias assinaram a Declaração de Independência, redigida por Thomas Jefferson.

* O chá era produzido na Índia e arredores. Transportado em navios controlados pela Coroa inglesa, ficava muito mais fácil a cobrança de impostos. O Porto de Boston era um dos maiores centros comerciais da América e recebia a maioria dos navios
ingleses.

6 comentários: